BTT

BTT

O BTT (Bicicleta Todo-o-Terreno) é uma vertente da modalidade de ciclismo, em que o objetivo é fazer percursos, transpondo irregularidades e obstáculos. O BTT é praticado em estradas e trilhos de terra; em montanhas, dentro de parques e até na cidade. Envolve resistência, destreza e autossuficiência.

A primeira competição de bicicleta de montanha foi realizada na Califórnia (EUA), no início da década de 80. Foi desde aí que a disciplina teve um rápido crescimento. Os primeiros Campeonatos do Mundo foram oficialmente reconhecidos na UCI no ano de 1990. A Taça do Mundo começou a realizar-se no ano seguinte.

A vertente de BTT tem várias disciplinas:

• Cross Country Olímpico (XCO) - É uma modalidade olímpica. As provas de XCO são realizadas em circuitos ondulados e variados, incluindo descidas técnicas, caminhos pelo meio da floresta, terreno rochoso e vários obstáculos.
  • Cross Country Marathon (XCM) - As provas de XCM são uma versão longa do XCO, disputando-se num percurso de 60 a 160 quilómetros.
  • Cross Country Eliminação (XCE) - As provas de XCE deverão ser disputadas em percursos com 500 a 1000 metros. É uma corrida rápida, dinâmica, cheia de ação, em que competem quatro ciclistas entre si.
  • Downhill (DHI) - O DHI é um contrarrelógio em descida, durante o qual o corredor passa por uma sucessão de trilhos rápidos e passagens muito técnicas.
  • Four-Cross (4X) - No Four-Cross (frequentemente abreviado para 4X) quatro participantes partem juntos para correr numa pista que alterna entre curvas e saltos.
  • Enduro (END) - As provas de Enduro incluem percursos especiais cronometrados (PEC) e troços de ligação. Uma corrida de enduro percorre uma variedade vasta de terrenos fora de estrada.
  • Alpine Snow Bike - O Alpine Snow Bike é uma disciplina de descida em zonas montanhosas com neve. Tal como no esqui alpino, os ciclistas têm de ultrapassar uma série de portões.

No Desporto Escolar, e tendo como princípio uma formação de excelência, as atividades competitivas desenvolvidas são as de BTT-XCO (Cross-Country Olimpic). É a especialidade que se caracteriza pela exigência em termos técnicos e ao nível da resistência, sendo, ainda assim, apropriada para os jovens em idade escolar. Realizam-se provas em circuito, com um percurso de 2 a 5 Km por volta, conforme o escalão e género dos alunos, proporcionando diversão a todos os praticantes.

BTT - Regulamento Específico 21-22

Curso de Comissários - Regulamento Específico

Curso de Comissários - Tarefas

Documentos de Trabalho