ISF Voleibol

ISF Voleibol

O Campeonato Mundial Escolar de Voleibol – ISF 2014 é organizado pelo Ministério da Educação e Ciência, já com vasta experiência na organização de eventos internacionais, sob a égide da ISF (International School Sport Federation), em parceria com a Federação Portuguesa de Voleibol e as Câmaras Municipais de Santa Maria da Feira e Espinho, e com a colaboração das escolas básicas, secundárias, profissionais de Espinho e Santa Maria da Feira, bem como do IS Vouga.

Reconhecido de interesse público por Sua Exª. o Secretário de Estado da Juventude e Desporto (Despacho nº 14.294/2013, de 25 de outubro), o ISF Voleibol será, na modalidade, a maior organização Mundial jamais realizada em Portugal.

O Voleibol, com 75.000 praticantes - 23.000 do Desporto Escolar e mais 42.000 da Federação Portuguesa de Voleibol - é a 2º modalidade mais praticada em Portugal. No Mundial, participarão cerca de 1.000 jovens, vindos de 31 países, preparados para fazerem as melhores jogadas e marcarem pontos, acima de tudo, no espírito de equipa.

Pretende-se, com a organização do Campeonato Mundial de Voleibol Escolar, promover a modalidade ao mesmo tempo que se promove a interação entre jovens de várias culturas. O objetivo da competição, em paralelo com o do Desporto Escolar, é proporcionar o desenvolvimento das práticas de cidadania através da prática desportiva: as fronteiras do desporto são superadas quando se aprende a cooperar com espírito de equipa e a competir de forma saudável.