Sessão pública de entrega de kits de bicicletas, em Paredes (Norte)

Sessão pública de entrega de kits de bicicletas, em Paredes (Norte)

Decorreu no passado dia 3 de novembro, na Escola Básica e Secundária de Paredes, em Paredes, mais uma sessão pública de entrega de Kits de bicicletas às Escolas, no âmbito do programa SUAVA e do projeto "DE sobre Rodas", resultante da parceria existente entre IPDJ e DGE, a qual contou com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência.

A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia e pelo Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, tendo contado com presença da Vice Presidente do IPDJ, Selene Martinho, do Diretor Regional do Norte do IPDJ, Vitor Dias, bem como do  Coordenador do Desporto Escolar, Rui Carvalho, que esteve também em representação do Diretor Geral de Educação. Contou ainda com a presença de inúmeras personalidades ligadas ao desporto e à educação, entre as quais o Delegado Regional de Educação do Norte, Luís Lobo, do Delegado Regional Instituto de Mobilidade e Transportes, Jorge Cardoso e do Diretor do Agrupamento de Escolas de Paredes, Carlos Miguel Cavadas, que foi o anfitrião da cerimónia.

No seu discurso, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, salientou que a meta do Governo até 2030 é tirar Portugal da «cauda da Europa» no que respeita à prática desportiva e implementar medidas que contribuam para que, nessa altura, "Portugal passe a integrar o lote dos primeiros 15 países da Europa com melhores índices de atividade física".

Cada escola vai receber cerca de 20 bicicletas e respetivos capacetes, de composição adaptável às diferentes idades. Até ao final de 2024, cerca de 17.800 bicicletas e respetivos capacetes vão estar disponíveis em 863 estabelecimentos de ensino com o 2º ciclo de ensino básico.

Na região Norte serão abrangidas 307 escolas com 6.370 bicicletas e capacetes.

O “Desporto Escolar sobre Rodas” surgiu em 2019 para dar resposta aos contributos do Desporto e da Educação para a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030 (ENMAC).

Esta estratégia assenta na urgente necessidade de mudança de comportamentos da população escolar para a mobilidade sustentável e responsável, nomeadamente, garantindo que todas as crianças possam, na sua escola, aprender a pedalar em segurança, potenciando esta forma de mobilidade ativa e suave, bem como promovendo uma cidadania rodoviária no uso partilhado e responsável do espaço público (mais informações podem ser consultadas aqui).

Dotar as escolas com o 2.º ciclo do ensino básico com material velocipédico (desde 2022 até 2024) é alargar o Desporto Escolar fomentando a mobilidade ativa, desde as idades mais jovens, como meio de promoção do sucesso dos alunos e de estilos de vida mais saudáveis, objetivo do Sistema Universal de Apoio à Vida Ativa (PRR/C01 i09 – SUAVA).