Plano Nacional de Formação de Juízes-Árbitros Escolares (PNFJAE)

Plano Nacional de Formação de Juízes-Árbitros Escolares (PNFJAE)

A formação de juízes-árbitros escolares já se encontra disponível para os professores de grupo-equipa realizarem o nível 1 de formação dos seus alunos. Este ano, para além das modalidades de Andebol, Atletismo, ARE-Dança, Basquetebol, Boccia e Futsal, o PNFJAE conta com a integração da modalidade de Voleibol! Todos os documentos encontram-se disponíveis em https://plataforma.dge.mec.pt/home/.

A formação de alunos juízes-árbitros escolares é uma vertente fundamental no desenvolvimento do Programa Estratégico de Desporto Escolar e constitui uma das áreas de intervenção nacional. Este plano pretende contribuir para mais um salto qualitativo do Desporto Escolar, através da sistematização, hierarquização e faseamento da oferta de formação ao nível do ajuizamento e arbitragem, bem como da uniformização e progressão dos conteúdos programáticos e cargas horárias.

Desta forma o PNFJAE procura responder a necessidades intrínsecas do próprio sistema, visando o equilíbrio do desempenho dos diferentes agentes desportivos, nomeadamente no que diz respeito ao quadro competitivo, bem como a melhoria do desenvolvimento do trabalho dos Grupos-Equipa, sustentada num proporcional enquadramento qualitativo de todas as formas e âmbitos de intervenção. As várias etapas de formação são preparadas, dinamizadas e efetivadas num trabalho conjunto entre as estruturas do Desporto Escolar, as Federações e Associações de modalidade, Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e outras instituições com responsabilidade no fenómeno desportivo. Desta sinergia, procura-se que este processo formativo proporcione condições para se suprirem as necessidades e expectativas do Desporto Escolar, e permitam a cada aluno formado, caso o deseje, dar continuidade a esta dimensão do ajuizamento e arbitragem, integrado no sistema desportivo federado/associativo.

No ano letivo 2021/2022, mais de 2.600 alunos realizaram a sua formação de juiz-árbitro nas seis modalidades inseridas no plano, sendo que para tal, muito contribuí as parcerias existentes com as Federações Desportivas e com os seus Corpos de Juízes, de todo o país.

Para mais informações https://desportoescolar.dge.mec.pt/pnfjae