Mais um exemplo de fair-play no Corta-Mato Nacional

Mais um exemplo de fair-play no Corta-Mato Nacional

No decorrer do Corta Mato Nacional, em Valença, os alunos Hugo Barros (do AE Amadeu de Sousa Cardoso - CLDE Tâmega) e João Rodrigues (da ES Poeta António Aleixo - CRDE Algarve) tiveram uma atitude de fair-play e desportivismo, que mereceu a amostragem do Cartão Branco, nos termos do regulamento em vigor.

No final da prova o aluno João Rodrigues recebeu a indicação para o 3.º lugar do pódio, contudo no decorrer da cerimónia de entrega de prémios, verificou-se que não tinha sido classificado como tal, sendo que os resultados corretos confirmaram o aluno Hugo Barros, como terceiro classificado.

Miguel Mocho, da CLDE Tâmega referiu que “quando, no momento da cerimónia do pódio, me aproximei com o Hugo para validar a sua identidade, já outro atleta, o João Rodrigues, estava apontado ao 3º lugar... o Hugo foi chamado para receber o devido prémio e o João foi apanhado por um constrangimento sentido por todos e, logo de seguida, a cerimónia foi interrompida para esclarecer a situação". O mesmo responsável concluiu que "apesar do João ter sido encaminhado, indevidamente, para a cerimónia do pódio, a organização teve a excelente ideia de atribuir a mesma classificação a ambos os atletas".

De facto, perante a situação a organização entendeu que não devia excluir o aluno João Rodrigues do pódio, sendo que medalhou os dois alunos, em simultâneo, no 3º lugar. No momento da entrega das medalhas, foram chamados os dois alunos, tendo estes decidido que seriam eles a entregarem a medalha um ao outro, como forma de reconhecerem e felicitarem o valor do adversário. Esta atitude revelada por estes alunos, evidenciam um bom exemplo, consignado no Regulamento do Cartão Branco/Fair Play.

Tal como o afirma Miguel Mocho, que apurou junto do seu aluno Hugo Barros, a intenção "de serem eles a medalharem-se mutuamente veio do João, com a anuência do Hugo e da organização”.

Assim, o problema verificado transformou-se no momento mais bonito da cerimónia de entrega de prémios e num exemplo de rara beleza no desporto!

De facto, este exemplo merece visibilidade e destaque, pelos valores que nele foram enaltecidos, como o respeito, o desportivismo, a amizade pelo próximo (mesmo que desconhecido), e depois materializados no momento em que se medalharam mutuamente.