Está aqui

Fair-play no Corta-Mato Nacional 2022

Main menu

Fair-play no Corta-Mato Nacional 2022

Na sequência da participação da comitiva de Coimbra no Corta-Mato Nacional do Desporto Escolar, nos dias 1 e 2 de abril, em Valença do Minho, as alunas e a professora da equipa juvenil feminina classificada em 3º lugar, tiveram uma atitude relevante de ética desportiva e fair-play que merece destaque e a atribuição do Cartão Branco. 



No escalão de juvenis feminino, a equipa da ES Lima-de-Faria, apesar de lhe ter sido atribuída a classificação de 3.º lugar e terem subido ao pódio, efetivamente essa classificação não estará correta. Na altura da atribuição das classificações não nos apercebemos de qualquer inconformidade. No entanto, no regresso, já no comboio, ao analisar as classificações verificou-se que não constavam quaisquer desistências em nenhuns resultados e que a aluna Maria Melo (foi ela que chamou a atenção para a sua incorreta classificação), pertencendo a esta equipa, estava classificada em 14.º lugar, quando, na realidade, tinha desistido logo depois da primeira volta e sido encaminhada para o apoio médico. Tal, altera claramente a classificação da equipa. A situação foi explicada a todos os elementos da equipa que, sem exceção, se prontificaram a devolver as medalhas que lhe foram incorretamente atribuídas, demonstrando valores não muito comuns nos dias de hoje e que importa valorizar , também mostrando que não importa "ganhar a qualquer custo". 

 

De destacar que as alunas,  prontamente manifestaram a vontade de corrigir a mesma e assim repor a verdade da Competição, mesmo com prejuízo da sua classificação.