Está aqui

Espetáculo e cor marcam início do Corta-Mato Escolar

Main menu

Espetáculo e cor marcam início do Corta-Mato Escolar

O Corta-mato Nacional Escolar, do Desporto Escolar, está em movimento e teve formalmente o seu início, com a cerimónia oficial de abertura, que se realizou no dia 1 de abril, ao início da noite, no Pavilhão nº 1 de Valença, o qual esteve repleto para assistir ao espetáculo e às intervenções protocolares, marcando assim, o início da edição 2022.

Os alunos, professores e demais espetadores, coloriram as bancadas e cantaram bem alto o hino de Portugal, um dos momentos mais simbólicos que abriu este regresso às provas nacionais. A cerimónia constituiu-se com um alinhamento recheado de dinamismo, coreografias de dança, música e demonstrações de trial, programa este que captou a atenção e o entusiasmo de todos

Nos discursos protocolares, destaque para a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, que evidenciou “o orgulho e responsabilidade do município” em receber os 700 alunos, vindos de todo o país, “sendo esta uma experiência que marcará a vida de todos”. O mesmo referiu a importância desta “prova desafiante” para a cidade, a qual reforça os valores morais, como o “espirito de equipa e o humanismo”.

O Diretor-Geral de Educação, José Vítor Pedroso, centrou o seu discurso na importância deste regresso, agradecendo o “a todos os professores, o esforço e trabalho desenvolvido”, tornando possível a realização “desta que é uma grande festa do Desporto Escolar”. Na sua intervenção, para além de agradecer o apoio prestado pelo Município de Valença, salientou o papel do Desporto Escolar na promoção de práticas de mobilidade mais sustentáveis, como foi o exemplo da utilização do comboio, como transporte preferencial na deslocação das comitivas.   

Por último, o Diretor Geral do Estabelecimento Escolares, João Gonçalves, partilhou a sua “felicidade e emoção pelo regresso,” depois de dois anos sem competições nacionais, agradecendo também “às escolas, aos municípios e às autoridades” que permitiram que este evento fosse possível. Lembrou ainda “as dificuldades que passamos” para voltarmos a estar juntos. 

O Corta-mato vai prosseguir, na manhã do dia 2, a partir das 10h00, com as competições, por escalão e género, num percurso exigente, mas emoldurado pela fantástica paisagem oferecida pelo Rio Minho, pela muralhas da Fortaleza de Valença.