Está aqui
Cartão Branco nos Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis, em Surf
Main menu
Cartão Branco nos Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis, em Surf
Na sequência dos Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis do Desporto Escolar, na modalidade de Surf, ocorridos em Viana do Castelo, a professora Joana Isabel da Silva Santos Elias demonstrou um comportamento/atitude de desportivismo e fair play, merecedor da atribuição do Cartão Branco, uma vez que incentivou os colegas da equipa que representa e o seu grupo equipa a acolher, integrar e ajudar uma atleta de uma equipa adversária, revelando um exemplo de boa prática em torno dos valores de inclusão e de solidariedade.
Pois bem, no decorrer dos campeonatos referidos, a comitiva da Região Centro foi constituída elementos diversos alunos, sendo apenas um do sexo feminino, na circunstância a Ana Rita Franco. Na distribuição dos locais de dormida, havia uma sala destinada aos competidores masculinos da região centro e outra para os competidores femininos (apenas ocupada por aquela aluna). Entretanto, perante o facto da aluna estar sozinha, a professora Joana Elias, responsável pela sala de dormidas do grupo feminino do Algarve, insistiu em que a aluna Ana Rita poderia ficar com as suas alunas, ficando deste modo integrada e acompanhada por outros pares, da mesma idade, facilitando a sua integração e a adaptação ao contexto em causa. E assim foi, durante as 3 noites, durante o campeonato nacional, a aluna da delegação da região Centro, dormiu e conviveu com as meninas da região do Algarve, onde foi muito bem recebida, sendo tratada como se pertencesse à comitiva Algarvia, recebendo muito apoio da professora Joana e do restante grupo durante as competições.
De referir que, em prova, a Ana Rita Franco e as alunas da delegação do Algarve, foram adversárias na mesma categoria e, na maioria das vezes, no mesmo Heat, mas isso não impediu a atitude de acolhimento e integração levada a cabo por esta delegação. Durante os 4 dias, os professores, alunos e alunas da comitiva do Algarve "adotaram" a Ana Rita, como se fosse da sua equipa.
Este exemplo de disponibilidade, acolhimento, companheirismo e de solidariedade, revelados pela professora Joana Elias e pelo seu grupo, merece ser reconhecido com a atribuição do "Cartão Branco".
A proposta de atribuição deste reconhecimento foi efetuada pela professora Ana Jorge Castilho dos Santos, responsável pela Delegação da Região Centro.