Campeonatos Nacionais Escolares Juvenis reuniram 2.250 participantes

Campeonatos Nacionais Escolares Juvenis reuniram 2.250 participantes

Decorreram entre 31 de maio e 2 de junho, em Campo Maior, Elvas e Vila Boim, os Campeonatos Nacionais Escolares Juvenis, em que estiveram presentes participantes prevenientes de todas as regiões do Continente e da Região Autónoma da Madeira.

A organização foi, uma vez mais, realizada de forma conjunta pela Direção-Geral da Educação (Coordenação Nacional do Desporto Escolar), a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Direção de Serviços Regional do Alentejo) e as autarquias de Elvas e Campo Maior.

Estiveram presentes 1.900 participantes (alunos, alunos árbitros, professores) nas diferentes modalidades em competição, e ainda, 1.300 participantes nos projetos complementares de Basquetebol 3x3 nas escolas e Tag Rugby nas escolas. Na organização destes campeonatos nacionais estiveram, ainda, envolvidos 200 alunos voluntários e 150 professores e técnicos superiores.

Esta edição dos Campeonatos Nacionais sofreu, contudo, o impacto resultante de constrangimentos com os transportes: várias avarias  conduziram a atrasos na deslocação dos participantes, que se fizeram refletir em toda a prova, obrigando, inclusivé, ao cancelamento da competição na 6ª feira, dia 31, e de parte do programa social, nomeadamente do jantar convívio. Importa, contudo, referir que, face ao inesperado e gravoso problema com que se viu confrontada, a equipa do Desporto Escolar fez todos os esforços para conseguir trazer até aos Campeonatos todos os atletas, o que se concretizou, apesar de todas as dificuldades. Por todos os incómodos sentidos a DGE apresenta formalmente o seu pedido de desculpas na expectativa de que as alegrias da competição tenham minimizado os efeitos negativos sentidos.

Em Elvas e Campo Maior estiveram em competição os alunos apurados nos Campeonatos Regionais das cinco Direções de Serviço das Regiões do Continente, bem como alunos em representação da Região Autónoma da Madeira, que competiram em 11 modalidades, tanto no género feminino como no masculinos: andebol, atletismo, badminton, basquetebol, boccia, desportos gímnicos, futsal, natação, ténis de mesa, voleibol e xadrez, e dois projetos complementares (Basquetebol 3x3 e Tag Rugby), que decorreram em 11 locais de competição em simultâneo.

No âmbito da iniciativa Desporto Escolar Sustentável, em colaboração com a Associação Zero e a Águas de Portugal,  cada participante recebeu um cantil, evitando, assim, que centenas de quilos de plástico fossem desperdiçadas, tendo sido, igualmente, monitorizados os consumos de água e energia elétrica, e feita a avaliação da pegada ambiental do evento com efeitos comparativos ao ano passado.

Consulte os resultados aqui.

Veja as fotos aqui.