1.500 crianças na Festa do 1º Ciclo

1.500 crianças na Festa do 1º Ciclo

Evento decorreu a 4 e 5 de Junho, em Vila Nova de Famalicão.

O Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, foi o palco da Festa Nacional do Projeto “Desporto Escolar no 1º Ciclo”, que reuniu cerca de 1.500 crianças, vindas de todos os pontos do país.

No evento, que decorreu nos dias 4 e 5 de junho, participaram os alunos que frequentam o 3º e 4º ano de escolaridade, inscritos nos grupos-equipa que integram o Projeto.

Com o objectivo de promover a actividade física nos jovens, a Festa Nacional do “Desporto Escolar no 1º Ciclo”, que se realizou pela terceira vez, proporcionou aos alunos várias experiências desportivas, distribuídas por três zonas distintas: área de Desportos Coletivos, área de Modalidades Individuais e área de Gímnicas/ Expressão Corporal.

O Projeto “Desporto Escolar no 1º Ciclo”, que visa proporcionar uma prática desportiva inclusiva e abrangente, contribuindo para a saúde dos jovens e reduzindo os níveis de obesidade, foi implementado no ano letivo de 2013/2014 e resulta da parceria entre a Direção-Geral da Saúde, a Direção-Geral da Educação e o Instituto Português do Desporto e Juventude. No presente ano letivo, o Projeto foi aplicado e dinamizado por 33 agrupamentos de escolas de todo o país, abrangendo alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade, e proporcionando a prática desportiva a cerca de 3 mil alunos do 1º Ciclo.