Está aqui

Taekwondo

Main menu

Taekwondo

É considerada uma arte marcial de defesa pessoal e tem origem coreana. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, teve o seu "batismo de fogo" quando foi um desporto de exibição, continuando com este status nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 1993, o desporto foi adicionado ao programa olímpico oficial, começando a ser praticado nos Jogos Olímpicos de 2000.

Tae (que significa “pé”), Kwon ( que significa “mão”) e Do (que significa “espírito” ou “caminho”), traduzem a ideia desta modalidade: uma técnica de combate sem armas que dá ao desporto uma dimensão filosófica.

De forma geral, o Taekwondo envolve destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés, de interceções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente.

Em Portugal, o taekwondo foi introduzido em 1974, pela mão do Grão-Mestre Chung Sun Yong, actualmente 9º DAN. A sua introdução teve lugar no Sporting Clube de Portugal, o primeiro Dojang de Taekwondo no país. Em 1978, foram formados os primeiros cintos negros portugueses (Nelson Costa, João Germano Oliveira, Pedro Pereira, Fernando Loio, João Loio, Paulo Reis e TSS), tendo sido formado, desde então, um número considerável de Cintos Negros. O fundador de TKD Português continuou a desenvolver a arte marcial não só em Portugal, mas também noutros países como os PALOP , Israel e antiga URSS. O Taekwondo torna-se na capacidade de vencer uma dificuldade pessoal, de desenvolver outras áreas da vida pessoal por meio da ética empregue na prática do desporto.