Orientação

Orientação

A Orientação é uma modalidade desportiva, que alia de forma perfeita as dimensões física, cognitiva e emocional.

Esta modalidade consiste na escolha do melhor trajeto entre pontos marcados num mapa e materializados no terreno, através de balizas de Orientação, procurando cumprir, no mais curto espaço de tempo possível, um percurso sem qualquer auxílio externo que não, eventualmente, uma bússola. Os atletas decidem o trajeto a realizar entre os postos de controlo e dispõem apenas da sua condição física, capacidade de leitura do mapa e capacidade de concentração, para alcançar os seus objetivos.

As atividades de Orientação podem realizar-se em zonas de floresta ou em espaços urbanos (parques e arruamentos com reduzido trânsito automóvel).

No âmbito dos Desporto Escolar realizam-se atividades de Orientação Pedestre, mas em Portugal, a modalidade tem outras disciplinas, nomeadamente: Orientação em BTT, Corridas de Aventura e a Orientação de Precisão (vocacionada para pessoas com mobilidade reduzida).

Orientação - Regulamento 22-23