Desportos Gímnicos - Ginástica

Desportos Gímnicos - Ginástica

A palavra Ginástica vem do Grego Gymnastiké que significa a arte ou o ato de exercitar o corpo para  fortificá-lo e dar-lhe agilidade. Assim podemos dizer que a história da Ginástica funde-se com a história do Homem, pois este, desde que se começou organizar em civilizações praticou a  Ginástica como exercício físico e como preparação para suas atividades diárias.

Foi na antiga Grécia, berço dos Jogos Olímpicos, que a prática da Ginástica foi difundida. No Norte da Europa, em finais do século XVIII e no início do século XIX, houve um grande desenvolvimento da modalidade. Nessa altura foram criados vários aparelhos para a prática da Ginástica, que se foram desenvolvendo ao longo dos tempos.

A Ginástica fez parte do programa olímpico desde 1896, data dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas.

Em Portugal, o Ginásio Clube Português, em 1875, foi primeira coletividade a praticar ginástica de forma organizada e metódica. A Federação de Ginástica de Portugal foi fundada em 1950.

No Desporto Escolar, podemos encontrar as seguintes disciplinas:

• Ginástica Acrobática
  • Ginástica Aeróbica
  • Ginástica Artistica
  • Ginástica de Grupo
  • Ginástica Rítmica
  • Ginástica Urbana
  • Trampolins

Ginástica - Regulamento Geral 22-23

GINÁSTICA ACROBÁTICA:

A ginástica Acrobática é uma modalidade onde a execução técnica dos exercícios é realizada com acompanhamento musical, onde a expressão corporal e facial são critérios de exigência durante a realização dos mesmos.

Esta é uma disciplina que requer por parte dos ginastas, agilidade, força, coordenação, flexibilidade, equilíbrio e trabalho de “equipa”, pois a competição esta organizada em pares (masculinos, femininos e mistos) e em grupos, sendo que nos femininos os grupos são constituídos por 3 elementos e nos masculinos por 4.

Na constituição dos pares e dos grupos, os ginastas podem ter diferentes estaturas, idades e  funções bem distintas: bases e volantes. Os bases, normalmente são os ginastas mais velhos, mais fortes e mais altos e sustentam os volantes. Os volantes são habitualmente os ginastas mais novos e consequentemente os mais baixos e leves.

No Desporto Escolar, a disciplina é praticada em pares (femininos, masculinos e mistos) e em grupo, sendo que a constituição do grupo é de 3 elementos, tanto para o feminino como o masculino.

Ginástica Acrobática - Regulamento 22-23

GINÁSTICA AERÓBICA:

A Ginástica Aeróbica consiste na habilidade em executar continuamente rotinas de elevada complexidade e intensidade, compostas por padrões de movimentos aeróbicos, elementos de dificuldade e elevações dinâmicas.

As rotinas de competição devem demonstrar força explosiva, flexibilidade e coordenação motora, com acompanhamento musical característico das tradicionais aulas de ginástica aeróbica. Os padrões de movimentos aeróbicos são combinações de passos básicos de aeróbica (corrida, elevação do joelho, chuto, lunge e polichinelo), coordenados com movimentos dos braços, executados com música, criando sequências dinâmicas, rítmicas e contínuas, de complexos movimentos em baixo e alto impacto.

No Desporto Escolar as competições consistem na participação em provas de Trios (femininos, masculinos ou mistos) e de Grupos (5 a 10 ginastas femininos, masculinos ou mistos).

Ginástica Aeróbica - Regulamento 22-23

Carta de Competição

Ficha de Classificação

GINÁSTICA ARTÍSTICA:

A Ginástica Artística é uma disciplina que faz parte das modalidades que entraram na primeira edição dos jogos olímpicos da era moderna, em Atenas, no ano de 1896. Durante muito anos, somente os homens puderam praticar esta disciplina nos Jogos Olímpicos. Nos jogos Olimpicos de 1928, as mulheres puderam também se apresentar e competir nesta disciplina.

Atualmente a Ginástica Artística está dividida em Ginástica Artistica Masculina (GAM) e Ginástica Artística Feminina (GAF). NA GAM existem 6 aparelhos: Solo, Cavalo com Arções, Argolas, Saltos, Paralelas Simétricas e Barra Fixa e na GAF a competição comporta 4 aparelhos: Solo, Saltos, Paralelas Assimétricas e Trave Olímpica.

No Desporto Escolar os alunos competem em 3 aparelhos, 2 obrigatórios (solo, e salto de cavalo) e um facultativo , sendo que na GAM os alunos podem optar pela barra fixa ou paralelas simétricas e na GAF, pela Trave ou barra fixa.

Ginástica Artística - Regulamento 22-23

Ficha de Classificação

GINÁSTICA DE GRUPO:

A Ginástica de Grupo no Desporto Escolar também está organizada com quadro competitivo. É uma disciplina com um conteúdo técnico muito amplo que envolve elementos gímnicos onde se pode utilizar aparelhos. Aqui poderão explorar-se as técnicas de todas as disciplinas existentes, onde a predominância do movimento poderá ser mais gímnico ou mais dançado. Esta disciplina apela muito à criatividade onde o trabalho de grupo é privilegiado.

Ginástica de Grupo - Regulamento 22-23

Ficha de Classificação

TRAMPOLINS:

”It´s like a Trampoline”. Esta é uma das frases mais emblemática da humanidade e que está ligada a um dos maior feitos alcançados pelo Homem, viajar pelo espaço e andar na Lua. Esta fase foi dita por Neil Armstrong, o primeiro Homem a andar na Lua em 1969.

É extremamente difícil determinar com precisão as origens dos trampolins. No entanto esta atividade é tão antiga como a vontade do Homem em vencer a gravidade e voar. Como disciplina gímnica, podemos encontrar 4 especialidades de competição, o Trampolim (que muita gente chama “cama elástica”), o Duplo-mini-trampolim, o mini-trampolim e o Tumbling.

A especialidade de Trampolim é modalidade olímpica desde ano 2000, Jogos olímpicos de Sidney na Austrália.

No desporto escolar, a disciplina engloba duas especialidades, o mini-trampolim e o tapete (forma “aproximada” do Tumbling)”.

Ginástica de Trampolins - Regulamento 22-23

Ficha de Classificação