Desportos Adaptados

Desportos Adaptados

Ao longo da história existem referências à prática de Desporto Adaptado, no entanto, é após as grandes guerras, quando os soldados regressaram aos seus países com vários tipos de mutilações, que se dá oficialmente início a este movimento.

O desporto para pessoas com deficiência não parou de crescer e, desde 1960, decorrem os Jogos Paralímpicos, sempre alguns dias após e na mesma sede dos Jogos Olímpicos.

O desporto tem o mérito de evidenciar a capacidade dos indivíduos, estimulando a superação.

O objetivo é fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento de aptidões das pessoas com limitações funcionais, permitindo maior autonomia através do desenvolvimento da condição física e do desenvolvimento cognitivo, contribuindo para a integração social e para a criação de estilos de vida saudáveis.

No Desporto Escolar, há o princípio de promover oferta desportiva a todos os alunos que integram o sistema escolar, tornando-a acessível a todos. A oferta dos Desportos Adaptados, permite fomentar a prática desportiva para alunos que precisam de adaptações e que dadas as suas características (as suas limitações funcionais), não lhes permite integrar uma modalidade trabalhada de forma regular. Assim, a oferta dos Desportos Adaptados integra todas as modalidades que constituem a oferta do Desporto Escolar, acrescentando as Multiatividades para os grupos/equipa que pretendam trabalhar de forma adaptada, mais do que uma modalidade.

Pode encontrar abaixo os regulamentos específicos das modalidades com as adaptações a aplicar às competições para estes alunos.