Está aqui

DGE recebeu Prémio Athletice Mare 2017 atribuído pela PwC aos CFD

Main menu

DGE recebeu Prémio Athletice Mare 2017 atribuído pela PwC aos CFD

A DGE no passado sábado, dia 22 de Abril, o Prémio Athletice Mare atribuído aos Centros de Formação Desportiva Náuticos do Desporto Escolar pela consultora PriceWaterhouseCoopers, no âmbito dos Prémios Excellens Mare.

A entrega do galardão esteve a cargo de Dr. Eduardo Almeida Faria, durante a Gala Excellens Mare, que decorreu no Centro de Artes e Espetáculos, na Figueira da Foz.

O Prémio Athletice Mare, atribuído aos Centros de Formação Desportiva Náuticos do Desporto Escolar, tem como objetivo reconhecer a excelência e o mérito de pessoas ou entidades que utilizam e/ou promovem o meio aquático como contexto de atividades físicas e desportivas.

Para a consultora “o ritmo de crescimento deste projeto tem sido avassalador, proporcionando o contacto com a água, através do desporto, a milhares de jovens portugueses, que irão certamente ter uma visão muito mais atenta aos assuntos do mar e dos rios. Para além da impressionante velocidade do crescimento e magnitude deste projeto, o caminho percorrido até ao momento tem sido bastante inclusivo, atribuindo ao desporto adaptado um papel de destaque, que torna esta iniciativa verdadeiramente notável.”

O projeto dos Centros de Formação Desportiva Náutica do Desporto Escolar foi iniciado no ano letivo de 2013-2014, no âmbito da implementação da Estratégia Nacional para o Mar, com a constituição de 11 Centros de Formação Náutica.

No presente ano letivo 2016-2017, existem 41 Centros de Formação Desportiva Náutica, distribuídos de norte a sul do território continental de Portugal, incluindo planos de água no interior. Mais de 50.000 alunos e mais de 4.000 professores estão a praticar surf, vela, canoagem ou remo através do desporto escolar, no âmbito dos planos anuais de atividades das escolas e no âmbito das atividades curriculares da disciplina de educação física.

Os Prémios Excellens Mare pretendem ser um contributo de referência, em Portugal e no Mundo, no reconhecimento da excelência e do mérito nas atividades do Mar, fundamental para o desenvolvimento da economia do mar em Portugal e no Mundo e para a valorização sustentável dos recursos do mar, de acordo com a PwC.

Os Prémios Excellens Mare têm periodicidade anual e resultam das escolhas efetuadas por um júri, após escuta de especialistas, associações e atores relevantes ligados ao Mar.