Está aqui

Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola

Main menu

Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola

 

INFORMAÇÃO GENÉRICA UAARE

 

O que são:

 

As UAARE visam uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento ou seleções nacionais.

 

Surgem para dar cabal cumprimento às medidas de apoio previstas para alunos/atletas em Regime de Alto Rendimento ou enquadrados em Seleções Nacionais, plasmadas nos Decretos-Leis n.º 272/2009, de 1 de outubro, e n.º 45/2013, de 5 de abril, respetivamente, bem como para alunos-atletas que revelem potencial talento desportivo (recomendação da EU/2013 sobre carreiras duais).

 

Como nasceram:

 

  1. O modelo das UAARE foi inspirado no Gabinete de Apoio ao Alto Rendimento (GAAR) de Montemor-o-Velho. Criado em 2009, o GAAR ganhou consistência e inegável importância sendo prova disso o sucesso que os jovens obtiveram na escola e na sua atividade desportiva, numa simbiose perfeita entre todos os intervenientes implicados no processo.

 

  1. Os resultados desportivos e escolares alcançados não deixavam margem para dúvidas sobre o sucesso daquele projeto: vários campeões nacionais, várias medalhas internacionais, alunos integrados no projeto olímpico e uma taxa de sucesso escolar acima dos 90%. Importava, pois, relevar a experiência adquirida e o manifesto êxito conseguido no projeto desenvolvido em Montemor-o-Velho, replicando-o noutras zonas do Pais.

 

  1. É neste contexto que é criado o Projeto-piloto “Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE)” pelo despacho conjunto n.º 9386-A/2016, de 21 de julho, dos Gabinetes da Secretária de Estado Adjunta e da Educação e dos Secretários de Estado da Educação e da Juventude e do Desporto.

 

  1. O Projeto-piloto é coordenado pela Direção-Geral da Educação em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e Agrupamentos de Escolas / Escolas envolvidas, cabendo ao Grupo Desporto-Educação

(Ministério da Educação) a supervisão do mesmo.

 

  1. Para Responsável Nacional do Projeto foi designado o docente Victor Manuel de Oliveira Maia Pardal, Coordenador do então GAAR de Montemor-o-Velho;

 

  1. No ano letivo 2016/2017, o projeto-piloto foi implementado em 4 escolas: Escola Secundária Amélia Rey Colaço – Lisboa | Escola Secundária de Rio Maior – Rio Maior | E. S. Fontes Pereira de Melo – Porto e Montemor-o-Velho.

 

  1. Em cada uma daquelas Escolas foram formadas equipas pedagógicas UAARE com objetivo de desenhar, implementar e acompanhar o processo pedagógico e de apoio psicológico para cada um dos alunos envolvidos, tendo em consideração as suas particulares necessidades (ensino diferenciado).

 

  1. O processo nas escolas é centralizado no Professor Acompanhante, em estreita colaboração com o Responsável Nacional do Projeto e demais agentes implicados. Para o efeito, a cada Professor Acompanhante foi concedida uma redução de 4 horas na sua componente letiva. Na Escola de Montemor-o-Velho manteve-se estrutura idêntica à de anos transatos (Professor Acompanhante +  Sala de Estudo Aprender +, assegurada por 4 professores);

 

  1. O Projeto-piloto UAARE tem sido um enorme sucesso, quer no que diz respeito ao sucesso escolar dos 56 alunos envolvidos (com índices de aproveitamento geral de acima da média nacional em quaisquer dos ciclos) quer na sua prestação desportiva, com uma grande repercussão junto dos Pais/encarregados de educação, comunidade escolar (Diretores, Professores, Psicólogos, entre outros) e junto dos restantes agentes envolvidos (Municípios, Federações Desportivas, Centros de Alto Rendimento).

 

SINTESE DESEMPENHOS ACADÉMICOS (2016-17; 2017-18)

 

Ano lectivo – 2016-17

% Sucesso escolar nacional (2015/16)

Níveis de Escolaridade

5º Ano

9º Ano

10º Ano

11º Ano

12º Ano

% Sucesso escolar nacional (2015/16)

92,4%

89,9%

84,6%

91,3%

67,7%

% Sucesso Alunos UAARES

 

 

 

 

 

Ano letivo 16-17

4 ESCOLAS – 60 ALUNOS-ATLETAS

94,7% -média global UAARE

100%

94,8%

95,7%

96%

92,3%

Ano lectivo – 2017-18

% Sucesso escolar nacional (2016/17)

Ensino Básico

Ensino Secundário

       Anos Escolaridade

Média

Média

Regular CH

Média

10º Ano

 84.6 %

 

82,08%

5º Ano

93.3 %

93,55%

11º Ano

 90.9 %

6º Ano

93.8 %

12º Ano

70.4 % 

7º Ano

87.8 %

91,06%

Profissional

Média?

8º Ano

92.9 %

1º Ano

98.3 %

98,7%

9º Ano

92.5 %

2º Ano

99.2 %

 

 

% Sucesso escolar nacional (2017/18)

1º período 17-18

10 ESCOLAS – 170 ALUNOS-ATLETAS

90,5% -média global UAARE

91% (6º)

 

93%

90% (7º)

87% (8º)

86%

93%

95%

Nota: No final deste ano letivo (2017/18) teremos novo layout, onde serão analisados os indicadores de sucesso – desempenho escolar, desportivo e drop-out, correlacionados com indicadores europeus análogos.

 

  1.  Ao longo do processo foram desenvolvidas várias ações por forma a potenciar as UAARE:
  • Criação de uma plataforma MOODLE (ambiente de aprendizagem virtual) em estrita colaboração entre a DGE e a Escola Secundária Fonseca Benevides (ensino à distância)
  • Formação contínua de docentes;
  • Formação contínua de psicólogos escolares;
  • Ciclo de palestras motivacionais;
  • Será realizado o 2ºº Encontro Nacional UAARE – Reflexão e análise, com agentes internos e externos, a 21 de maio 2018, em regime de videoconferência.

 

Futuro:

 

O Projeto-Piloto foi monitorizado e avaliado regularmente, o que permitiu uma reflexão exaustiva sobre a sua estratégia futura, que de seguida damos a conhecer de forma sucinta:

  1. Pretende-se criar uma Rede de Escolas UAARE, máximo de 12 escolas ao longo de 3 anos (coincidente com o Ciclo Olímpico – 2019/2020), sendo uma delas, E.S. Fonseca Benevides, o epicentro do processo de apoio escolar à distância. Com esta Rede a funcionar em Pleno, será possível dar cobertura a todas as escolas do País.

 

  1. Para o efeito, foi considerado um Plano de Expansão que considera três níveis de escolas UAARE:
  • Escolas da Rede Nacional (2017/18:  A.E. Fontes Pereira de Melo - Porto; A.E. Montemor-o-Velho; A.E. Santa Catarina - Oeiras; E.S. Dr. Augusto Cesar Silva Ferreira – Rio Maior e E.S. Fonseca Benevides (*) - Lisboa) aumentado o número de horas de redução da componente letiva dos professores acompanhantes de 4 para 6 horas e implementação em todas as escolas da Sala de Estudo Aprender+, com Apoio Presencial, Apoio à Distância e Ensino à Distância(*);
  • Escolas Projeto-Piloto que integrarão a Rede Nacional nos moldes em que nasceram as Escolas-Piloto em 2016/17 (com acompanhamento presencial das Salas de Estudo Aprender+ e lançamento da formação do Apoio à Distância – piloto no 3ºperíodo escolar) Quatro escolas em 2017/2018 (A.E. Gaia Nascente – Gaia; E.S. Martins Sarmento – Guimarães; A.E. Ponte de Sor e E.S. Pedro Nunes - Lisboa) e mais 2/3 escolas em 2018/19 (uma delas vocacionada para os desportos de mar). Terminado a Etapa piloto, estas escolas poderão transitar para a Rede Nacional, nos pressupostos acima referidos ficando a mesma concluída.
  • Escolas Associadas UAARE, que terão estrutura idêntica às Escolas-Piloto com apoio direto de uma Escola da Rede Nacional (*1 a *4) l. Em 2017/18 foi criada a UAARE do A.E. Coimbra Centro/Poeta Manuel Silva Gaio (Apoio da Escola de Rede – A.E. Montemor-o-Velho).

 

  • No ano letivo (2017/18) o número de UAAREs aumentou de 4 para 10 escolas:

-(2016/17): E.S. Amélia Rey Colaço – Lisboa | E.S. de Rio Maior – Rio Maior | E. S. Fontes Pereira de Melo – Porto | A.E. Montemor-o-Velho |

-(2017/18): E.S. Fonseca Benevides; ES Pedro Nunes - Lisboa| E.S Martins Sarmento - Guimarães | E.S. Gaia Nascente - Gaia | E.S. Ponte de Sor – Portalegre | A.E. Coimbra Centro - Coimbra), justificada pelo seu inegável sucesso junto dos alunos, escolas, federações, pais, entre outros agentes que nela colaboraram.

 

  • No ano letivo 2018/19 a integração de novas escolas UAARE obedeceu de novo, ao cumprimento dos seguintes Indicadores de ponderação:

 

a) Número de Alunos em regime de Alto Rendimento ou enquadrados em seleções nacionais - Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro e Decreto-Lei n.º 45/2013, de 5 de abril, respetivamente;

b) Número de alunos elegíveis para as UAARES – potenciais talentos desportivos – de acordo com recomendação da EU/2013 sobre as carreiras duais;

c) Diversidade de Modalidades na Rede UAARE, com prioridade às modalidades Olímpicas;

d) Coerência com a localização de Centros de Alto Rendimento ou Centros de Treino Desportivo;

e) Nível de Compromisso das Escolas a Envolver – a 4 anos.

 

  • De acordo com o plano de expansão para 2018-19 (aprovado em 08/05/2018) teremos 16 escolas UAARE, assim distribuídas:
  • Escolas de rede nacional: E.S. Amélia Rey Colaço – Lisboa | E.S. Dr. Augusto Cesar Ferreira da Silva (*2) – Rio Maior | E. S. Fontes Pereira de Melo – Porto | A.E. Montemor-o-Velho (*1) | E.S. Fonseca Benevides (*3) – Lisboa | ES Pedro Nunes - Lisboa| E.S Martins Sarmento (*4) - Guimarães | E.S. Ponte de Sor – Portalegre;
  • Escolas em projeto piloto: A.E. Gaia Nascente - Gaia |A.E Maia – Maia |A.E. Alberto Sampaio – Braga | A.E. ESPAMOL – Lagoa;
  • Escolas associadas: A.E. Coimbra Centro (*1) - Coimbra |A.E. Rafael Bordalo Pinheiro (*2 )– Caldas da Rainha |A.E. Alcochete – Alcochete (*3) | A.E. João de Meira (*4) – Guimarães.

 

  1. Criação de outras valências previstas para as UAARES:
  • Criação de instrumento de monitorização externa UAARE e correlação com instrumentos de monitorização das escolas;
  • Criação de Plataforma de apoio a distância UAARE – já desenhada. Está em curso a aquisição de equipamento para todas as escolas UAARE (IPDJ, I.P.) e posterior Plano de formação dos professores envolvidos (DGE);
  • Criação de Salas de estudo nas Residências/CAR´s/academias – estão em fase de implementação, várias, com apoio de Escolas, Federações/Clubes e Municípios, por exemplo em Guimarães.
  • Criação de Unidade de “Saúde e Bem-Estar” que passará a ser constituída por psicológicos e médicos (centros de medicina desportiva). O plano prevê a sua execução num quadro temporal de 3 anos. Atualmente decorre experiência piloto no Porto entre o Centro de Medicina e a UAARE da Escola Secundária Fontes Pereira e Melo;
  • Definição de bolsa de Embaixadores UAARE e ciclos de conferência;

 

  1. O programa UAARE destina-se:

 

I - Alunos-Atletas que se integrem no estatuto de alto rendimento (Decreto-Lei n.º 272/2009 de 1 de outubro;

 

II - alunos-atletas que se integrem nos trabalhos e ou na seleção nacional (Decreto-Lei n.º 45/2013 de 5 de abril;

 

III – alunos-atletas com potencial talento desportivo (EU Guidelines on Dual Careers of athletes – Approved by the EU expert Group “Education & Training in Sport” at its meeting in Poznan on 28 September 2012; Conclusões do Conselho e dos Representantes dos Governos dos Estados-Membros, reunidos no Conselho sobre as Carreiras duplas dos atletas.).

Considerado no ano letivo de 2017/18, nas escolas UAARE, após autorização superior da expansão da rede UAARE para o próximo ciclo ( ).

 

  1. Os alunos-atletas pertencentes às situações descritas nos pontos I e II, deverão os professores acompanhantes solicitar junto da Federação respetiva  o justificativo/declaração que ateste a condição: I-estatuto de alto rendimento desportivo; II-declaração comprovativa de atletas convocado para seleção nacional.

 

  1. Para os alunos que se integrem o ponto III – exclusivamente para alunos-atletas que evidenciem forte possibilidade pelo percurso desportivo (evidências), de atingirem no futuro patamares de excelência. As declarações deverão ser validadas pela Federação Desportiva respetiva (Diretor Técnico Nacional).

Assim em caso de existência de Declarações de Clubes e ou Associações, solicito que as mesmas possam ser reenviadas pelos signatários para a Federação respetiva para que a mesma ateste a validade – recomendação do IPDJ, devido à inerência de estatuto de utilidade pública.

 

  1. As situações descritas nos pontos 2. e 3. deverão sempre ser comunicadas ao Coordenador Nacional UAARE.

 

 

 

  1. Termos da Declaração

 

(Logo da Instituição)

 

“Declara-se para efeitos de Conciliação entre o Sucesso Desportivo e Escolar que (nome aluno-atleta)…………………………., é atleta da modalidade de …………………, integra o Clube ………………… e frequenta a Escola …………………………………., evidencia pelo seu percurso desportivo: …………………………………………………………………………………………………………….……………………., condições e pré-requisitos que asseguram tratar-se de “Atleta com  Potencial Desportivo”, pelo que recomendamos que o mesmo possa ser integrado no Programa UAARE.

 

Assinaturas dos responsáveis (carimbo da Instituição)

Diretor/Presidente

Treinador”

 

Nota: Este processo exige regulação de algumas entidades pelo que convirá evitar procedimentos dispares.

 

  1. Modelo estratégico  UAARE

 

  1. Reconhecimento UNESCO-2018

 

Contactos

Geral
uaare@dge.mec.pt

Responsável Nacional

Professor Victor Pardal  // victor.pardal@dge.mec.pt // // 96 203 81 85
 

Aceda aqui à Apresentação UAARE (ppt)