Está aqui

Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola

Main menu

Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola

 

O Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro, assim como o Decreto-Lei n.º 45/2013, de 5 de abril, consagram um conjunto de medidas de apoio aos alunos em regime de alto rendimento ou integrados em seleções nacionais, respetivamente. Porém, na prática, tais medidas não têm surtido o efeito desejado muito por força da inexistência de unidades que consigam, com rigor e efetividade, convergir esforços entre os vários agentes implicados naquele exigente processo.

É neste contexto que é criado o Projeto-piloto UAARE - “Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE)”, por despacho conjunto n.º 9386-A/2016, de 21 de julho, dos Gabinetes da Secretária de Estado Adjunta e da Educação e dos Secretários de Estado da Educação e da Juventude e do Desporto.

As UAARE visam uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento ou seleções nacionais.

No ano letivo 2016/17, o Projeto-piloto UAARE será implementado nas seguintes Escolas: E.S.Amélia Rey Colaço – Oeiras; E.S. de Rio Maior – Rio Maior; E. S. de Fontes Pereira de Melo – Porto e E.S. de Montemor-o-Velho, prevendo-se a sua expansão nos anos seguintes.

O Projeto-piloto será coordenado pela Direção-Geral da Educação em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e Agrupamentos de Escolas / Escolas envolvidas, cabendo ao Grupo de Trabalho Desporto-Educação (Ministério da Educação)o acompanhamento do mesmo.

Em cada uma das escolas-piloto serão formadas equipas pedagógicas UAARE que terão como objetivo desenhar, implementar e acompanhar o processo pedagógico e de apoio psicológico para cada um dos alunos envolvidos, tendo em consideração as suas particulares necessidades (ensino diferenciado).

No âmbito do Projeto, será também criada uma plataforma interna de acompanhamento online, uma base de dados que permita o acesso direto a toda a informação sobre as UAARE, e um sistema de avaliação, monitorização e regulação do mesmo tendo em conta os objetivos traçados.

 

Contexto

O Projeto-piloto  UAARE foi inspirado no Gabinete de Apoio ao Alto Rendimento (GAAR) de Montemor-o-Velho, criado em 2009, com resultados positivos: campeões nacionais, medalhas internacionais, alunos integrados no projeto olímpico e uma taxa de sucesso escolar acima dos 90%.

Importava, pois, relevar a experiência adquirida e o êxito conseguido no projeto desenvolvido em Montemor-o-Velho replicando-o noutras zonas do Pais.

 

Testemunhos

Alunos/Atletas enquadrados pelo GAAR de Montemor-o-Velho

“Notei uma grande diferença entre a minha antiga escola e a E.S. Montemor, não existe comparação. Na minha anterior escola os professores não compreendiam a minha situação. Era considerada mais uma aluna igual a tantas outras e isso era muito complicado. Tinha de fazer tudo como os outros colegas...não havia compreensão. Era muito difícil conciliar os estudos e a minha atividade como atleta de alto rendimento.” Joana Vasconcelos – Canoagem. Conclusão do Ensino Secundário e Cédula Profissional em Educação Física

“Uma vez pedi ao Professor Acompanhante para ir a casa porque sentia muitas saudades da minha família. Estive ausente da escola uma semana. Quando regressei tinha tudo à minha disposição para recuperar essa semana. Foi fantástico.”

Maria Cabrita – Canoagem. Licenciatura em Desporto e Educação Física - FCDEF/UC

“Aqui é tudo mais fácil. Aqui tudo melhorou, até as notas. Aqui o horário da escola é mais flexível e é possível conciliar melhor a escola com os treinos. Para nós, atletas, isso é fundamental.” Bruno Cruz – Canoagem. Aluno da Licenciatura em Desporto e Educação Física - FCDEF/UC.

 

Contactos

Geral
uaare@dge.mec.pt

Responsável Nacional

Professor Victor Pardal  // victor.pardal@dge.mec.pt // // 96 203 81 85
 

Escolas UAARE e Professores Acompanhantes
E.S. Amélia Rey Colaço (Lisboa) - Professora Fernanda Santinha // fernanda.santinha@aearc.pt
E.S. Dr. Augusto da Silva Ferreira (Rio Maior) - Professor Luís Pereira Deus // lmdeus@sapo.pt

E.S. de Fontes Pereira de Melo (Porto) - Professor Pedro Santos Seco // pedro.seco@aefontespmelo.pt

E.S. Montemor-o-Velho - Professor Jorge Pinto Marques // jorge.marques@aemontemor.pt
 

Informação sobre o Projeto-piloto em pdf

 

Notícias

 

Reuniões preparatórias com as Escolas UAARE
Agosto 16

Durante o mês de agosto foram iniciados os contactos oficiais com os Diretores das Escolas envolvidas (Dr. Hernâni Pinho, Escola Secundária Amélia Rey Colaço (Linda-a-Velha); Dr. José Albino, Escola Secundária Cesar da Silva Ferreira (Rio Maior); Dr. António Joaquim, Escola Secundária de Montemor-o-Velho (Montemor-o-Velho); Engª Ana Alonso, Escola Secundária Fontes Pereira de Melo (Porto)) no sentido de articular as condições necessárias para lançamento do Projeto-Piloto UAARE a 15 de setembro de 2016:

Assim, ficou estipulado assegurar, até aquela data, as seguintes tarefas:

  • Indicação do professor acompanhante em cada escola UAARE (previsto no artigo 19.º, Decreto-Lei n.º272/2009 de 1 de outubro).
  • Criação da “Sala de Estudo Aprender +”, na Escola Secundária de Montemor-o-Velho (apoio às disciplinas de português, matemática, físico-química e biologia) e aplicação do conceito nas restantes escolas envolvidas.
  • Reuniões de trabalho com as quatro escolas UAARE (diretores e professores acompanhantes) com o propósito de identificar os diferentes contextos pedagógicos, analisar e implementar a matiz subjacente do projeto.

 

Apresentação do Projeto Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola

15.09.16

Apadrinhado pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e do Secretário de Estado da Educação, João Costa, decorreu ontem, dia 15 de setembro, pelas 11h30, na Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, no Porto, a apresentação pública do Projeto-piloto «Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola».

Marcaram igualmente presença, o Vice-Presidente do IPDJ, I.P., Dr. Vitor Pataco, Subdiretores-Geral da Educação, Dr. Pedro Cunha, o Coordenador Nacional do Desporto Escolar, Dr. Paulo Gomes, o Presidente da C. M. de Montemor-o-Velho, Dr. Emílio Torrão, a Presidente da C. M. de Rio Maior, Dra. Isaura Morais, a representante da C.M. do Porto, Dra. Ana Maria Magalhães, o Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Dr. Carlos Marta, os Diretores do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, Dr. António Joaquim, do Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, Dra. Ana Alonso, da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Dr. José Correia, dos Presidentes da Federação Portuguesa de Ciclismo (Delmino Pereira), Canoagem (Vítor Félix) bem como o Coordenador Nacional do Projeto UAARE, Prof. Victor Pardal, entre outras individualidades.

Apreço especial para os alunos-atletas da Federação Portuguesa de Canoagem: Francisca Carvalho, Márcia Aldeias, Hugo, Diogo Lopes, Maria Cabrita e o Treinador-tutor, Tiago Lourenço.

 

Atividades desenvolvidas UAARE

Setembro 16

Após a apresentação nacional do projeto foram enviados às escolas UAARE documentos de apoio e de suporte ao desenvolvimento do mesmo, seguido de reuniões de trabalho que tiverem como objetivo:

  • Articulação entre as diferentes estruturas pedagógicas e de supervisão do projeto.
  • Enquadramento das orientações pedagógicas (cronograma de curto prazo – até final do mês de setembro).
  • Recolha de dados e análise das fichas dos alunos UAARE.
  • Recolha de informação o futuro procedimento pedagógica nas escolas UAARE (Conselho Geral, Conselho Pedagógico, Diretores de Turma, Conselhos de Turma, Professores de Apoio, SPO´s, Encarregados de Educação e Federações envolvidas).
  • Recolha de sugestões em matéria de instrumentos de regulação e monitorização (relatórios finais por período, controlo e ajuste dos planos pedagógicos individuais, entre outros).
  • Definição de orientações de médio prazo - guião do plano estratégico UAARE para o primeiro período escolar.
  • Entrega aos agentes envolvidos do documento síntese “Contributos para a Carreira Dual em Portugal – ensino secundário”, elaborado pelo responsável nacional UARRE.

 

Atividades desenvolvidas UAARE

Outubro 16

Em outubro de 2016, foram realizadas as seguintes tarefas:

  • Elaboração, pelo responsável nacional do Projeto, da proposta de intervenção para a “Sala de Estudo Aprender +” com enfoque na intervenção pedagógica a seguir - pedagogia diferenciada. Análise e recolha de contributos das escolas, com posterior validação pela estrutura coordenadora nacional.
  • Análise da oferta de recursos pedagógicos digitais disponíveis e validados pela DGE, como possíveis opções a disponibilizar na futura plataforma online UAARE:
  • Ensino à Distância, assegurado pela Escola Secundária Fonseca Benevides;
  • Plataforma KhanAcademy, disponibilizado pela Fundação PT;
  • Escola Virtual, assegurado pela Porto Editora.
  • Formação a todos os professores acompanhantes UAARE relativamente às Tutorias Online.
  • Realização de reuniões de articulação com as equipas pedagógicas UAARE:

 

Atividades desenvolvidas UAARE

Novembro 16

Reuniões de articulação com todas as escolas UAARE – após Reuniões de Avaliação Intercalares – tendo por objetivo:

  • Análise das avaliações formativas e sumativas (professor acompanhante e responsável nacional) emanadas dos conselhos de turma e das fichas individuais UAARE.
  • Definição de planos pedagógicos individuais.
  • Sugestão de estratégias de colaboração dos Serviços de Psicologia e Orientação Escolar das diferentes escolas UAARE, designadamente:
  • Gestão de períodos de sobrecarga.
  • Definição e acompanhamento de horários e rotinas.
  • Apoio emocional e controlo da ansiedade.
  • Gestão afetiva e apoio familiar.
  • Enquadramento “over training”.
  • Definição de cronologia de atuação (opções vocacionais).
  • Articulação com as federações desportivas e encarregados de educação relativamente ao enquadramento pedagógico, apoio psicológico e procedimentos de colaboração/informação.

O professor acompanhante fará o acompanhamento e a necessária articulação dos diferentes apoios previstos, com a equipa pedagógica, com as federações envolvidas e os encarregados de educação. Utilizará os instrumentos de monitorização UAARE (plano pedagógico mensal e plano pedagógico de recuperação), no sentido de ajustar o processo ensino-aprendizagem a cada aluno/atleta.

Até ao final do período escolar existirão novas reuniões para preparar as estratégias pedagógicas entendidas oportunas para o 2.º período escolar.

  • Construção da Página MOODLE das UAAREs, na Plataforma DGE, para todos os agentes envolvidos.
  • Visita de trabalho com interesse técnico-pedagógico à Escola Secundária Fonseca Benevides, para análise das plataformas online de ensino à distância para posterior utilização no apoio á distância nas UAAREs.

 

E ainda:

  • Apresentação do projeto UAARE no Encontro Nacional da Estrutura do Desporto Escolar (Costa da Caparica 2 a 4 de novembro).
  • Participação no Busuness2sea (16 a 18 novembro) na Alfandega do Porto, no Seminário Jovens ao Mar.