Nota introdutória

Nota introdutória

Os Campeonatos Nacionais Escolares 2016, no escalão de juvenis, realizam-se de 19 a 22 de Maio, nas cidades de Aveiro, Ílhavo, Oliveira do Bairro e Vagos, sob a égide do Ministério da Educação, numa organização conjunta da Direção-Geral da Educação (Coordenação Nacional do Desporto Escolar) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Direção de Serviços Regional do Centro).

Estarão em competição os alunos apurados nos Campeonatos Regionais das várias Direções de Serviço das Regiões do Continente, bem como alunos que vêm em representação da Região Autónoma da Madeira.

Este grande momento do Desporto Escolar contará com de 23 locais de competição simultânea, permitindo os quadros competitivos de 17 modalidades e 2 Projetos Complementares.

São parceiros fundamentais os Agrupamentos de Escola que, ao aceitarem o desafio de acolherem os participantes de várias modalidades, tornarão possível não só uma dinamização desportiva local mas também o convívio entre jovens de todo o país, segundo princípios desportivos e de cidadania, de estilos de vida saudável e da formação integral como indivíduos.

Também os concelhos anfitriões, que assumem o papel de coorganizadores, estão fortemente envolvidos.

Teremos ainda como parceiros a CP – Comboios de Portugal, Clubes e Associações Distritais em várias modalidades, a Universidade de Aveiro, a Câmara Municipal de Estarreja e o Canal Central.

Associado a um intenso programa competitivo haverá, ainda, lugar para os participantes desfrutarem de um programa sociocultural preparado com muitas surpresas, que se inicia com a Cerimónia de Abertura, no dia 19 no Cais da Fonte Nova.