Está aqui

Luta

Main menu

Luta

A Luta é uma das mais antigas formas de combate com referências tão antigas como a Ilíada, de Homero, que narra a Guerra de Troia, nos séculos XIII e XII a. C.

Na Grécia Antiga, a luta ocupou um lugar de destaque nas lendas e na literatura: competições de luta, brutais em muitos aspetos, foram o desporto número um dos Jogos Olímpicos, sendo introduzido nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em 708 a. C. Os antigos romanos tiveram fortes influências da luta grega, mas eliminaram grande parte da sua brutalidade.

Durante a Idade Média (do século V ao século XV), a luta permaneceu popular e era apreciada com o patrocínio de várias famílias reais, incluindo as da França, Japão e Inglaterra.

Como desporto, e à exceção do atletismo, a luta é a modalidade mais antiga de que se tem conhecimento e que se pratica ininterruptamente ao longo dos séculos de maneira competitiva.

A luta é uma arte marcial que se traduz numa competição física entre dois competidores (às vezes mais) que tentam manter uma posição superior relativamente ao adversário.