Está aqui
Voleibol
Main menu
Voleibol
O voleibol nasceu em 1895, através do americano William C. Morgan, quando lhe solicitaram a criação de um jogo que pudesse ser jogado pelos mais velhos, menos cansativo que o basquetebol. A primeira bola usada no voleibol (câmara de bola de basquetebol) era muito pesada, e, por este motivo, Morgan solicitou à firma A. G. Stalding & Brothers a fabricação de uma bola apropriada para o referido desporto. A citada firma, após várias experiências, acabou por satisfazer as exigências feitas por Morgan.
Depois da primeira demonstração do jogo, o voleibol espalhou-se por Springfield e por outras cidades de Massachusetts e Nova Inglaterra.
O primeiro artigo sobre o jogo apareceu publicado no número de Julho de 1896 do Physical Education. Seu autor, J.Y.Cameron, de Nova Iorque, escreveu: "O voleibol é um novo jogo, exatamente apropriado para o ginásio, mas que também pode ser praticado ao ar livre. Qualquer número de pessoas pode praticá-lo. O jogo consiste em conservar a bola em movimento sobre uma rede alta, de um lado para o outro, e apresenta, assim, as características dos outros jogos, como o ténis e o andebol".
A Federação Internacional de Voleibol foi fundada em 20 de abril de 1947, em Paris, França, sendo o primeiro presidente Paul Libaud, e fundadores os seguintes países: Brasil, Bélgica, Egipto, França, Holanda, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, Roménia, Checoslováquia, Jugoslávia, Estados Unidos e Uruguai.
Em Setembro de 1962, no congresso de Sofia, o Voleibol foi admitido como modalidade olímpica e a sua primeira disputa aconteceu por ocasião das Olimpíadas de Tóquio (Japão), em Outubro de 1964, com a presença de dez países no sector masculino. O primeiro campeão olímpico de voleibol masculino foi a equipa da Rússia (URSS), a Checoslováquia foi vice-campeã e o Japão foi o 3º classificado. O Voleibol feminino contou com 6 países, com a seleção do Japão a vencer a competição, a Rússia a ocupar o segundo lugar, e a Polónia a ficar no terceiro.
Documento de Apoio à Formação de Árbitros Nível 1