Sessão pública de entrega dos Kits de bicicletas em Aveiro

Sessão pública de entrega dos Kits de bicicletas em Aveiro

A Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Esgueira) recebeu no passado dia 21 de outubro a cerimónia de entrega do Kit de bicicletas do projeto «Desporto Escolar sobre rodas», na qual estiveram presentes, para assinalar a entrega referida, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, da Subdiretora Geral dos Estabelecimentos Escolares, Florbela Valente, em representação do Secretário de Estado da Educação, António Leite, do Diretor Geral da Educação, José Vítor Pedroso, da Vice - Presidente do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, Selene Martinho, do Coordenador Nacional do Desporto Escolar, Rui Carvalho, da Diretora Regional do Centro do IPDJ, Catarina Durão , da Subdiretora do Agrupamento de Escolas de Esgueira, Anabela Ferreira e de muitas outras personalidades.

Foi um momento de grande significado para a comunidade escolar do Agrupamento Escolar anfitrião e para o Desporto Escolar, ilustrado pelo enorme entusiasmo dos alunos e professores envolvidos e pelos discursos que reforçaram a importância do projeto «Desporto Escolar sobre Rodas».

Neste âmbito, cada escola vai receber cerca de 20 bicicletas e respetivos capacetes, de composição adaptável às diferentes idades. Até ao final de 2024, cerca de 17.800 bicicletas e respetivos capacetes vão estar disponíveis em 863 estabelecimentos de ensino com o 2º ciclo de ensino básico. Na região Centro serão abrangidos 177 estabelecimentos de ensino com 3.590 bicicletas e capacetes. Neste sentido pretende-se assegurar que todas as crianças possam, na sua escola, aprender a pedalar em segurança, promovendo deste modo a mobilidade ativa e suave.

Este projeto é impulsionado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com a Direção-Geral de Educação, tendo o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (através do Sistema Universal de Apoio à Vida Ativa (PRR/C01 i09 – SUAVA), num investimento de cerca de 2,8 milhões de euros.

O Desporto Escolar assume assim um papel de grande importância no fomento da mobilidade ativa, desde as idades mais jovens, como meio de promoção do sucesso dos alunos e de estilos de vida mais saudáveis.