Secretário de Estado da Juventude e Desporto visita projetos de referência do Desporto Escolar

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, visitou no dia 3 a Escola Básica 2/3 Guilherme Stephens, na Marinha Grande, escola modelo do Projeto ‘DE Territórios’, e a Escola Básica São Gonçalo, em Torres Vedras, escola modelo do Projeto DE+, do Desporto Escolar, onde teve oportunidade de interagir com os diversos participantes.

A equipa do Clube do Desporto Escolar da Escola Básica 2/3 Guilherme Stephens criou e desenvolveu o projeto “Judo4All”, dedicado ao Judo inclusivo, no qual está envolvida toda a comunidade, nomeadamente a APPACDM local e a autarquia da Marinha Grande.

Miguel Vieira, judoca paralímpico  e Nuno Saraiva, judoca olímpico, padrinhos do “Judo4All”, marcaram presença na visita, na qual também estiveram presentes o selecionador nacional, Mestre António Saraiva, o presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes, a presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, o Coordenador Nacional do Desporto Escolar, Rui Carvalho, e várias outras individualidades.

O ‘DE Territórios’ visa incentivar as parcerias e as políticas locais de desenvolvimento desportivo, dando mais instrumentos aos Clubes do Desporto Escolar, para promover atividades consideradas de interesse local e a interação dos Projetos Educativos com as forças vivas da comunidade local (Autarquias, Juntas de Freguesia, Clubes e Associações).

Em termos práticos este projeto traduz-se no reforço do crédito horário aos Clubes de Desporto Escolar que cumprem um conjunto de critérios de qualidade previamente estipulados.

A Escola Básica de São Gonçalo é, desde 2009, uma referência nacional e internacional na aprendizagem, desenvolvimento e aperfeiçoamento do Voleibol Feminino. Nos últimos anos letivos conquistou vários títulos nacionais e internacionais de forma continuada.

O Grupo-Equipa de Voleibol feminino do escalão de Iniciados é um grupo de nível III, tendo-se constituído como grupo-equipa escolar federado. Neste mesmo ano a equipa Sub-13 sagrou-se Vice-Campeã Nacional.

Nos últimos 10 anos, o Projeto Escolar de Voleibol da EB São Gonçalo, esteve presente até ao momento em 40 Finais de Torneios, Campeonatos, Nacionais e Internacionais, no âmbito Escolar e Federado, tendo vencido 28 e obtido 12 segundos lugares. Participou em mais de 170 eventos desportivos de dimensão Local, Regional, Nacional e Internacional.

Desde a formação inicial deste projeto saíram até ao momento 3 jogadoras internacionais que integraram a Seleção Nacional de Voleibol Feminino.

O Projeto DE+ tem como objetivo premiar o mérito pedagógico, desportivo e organizacional das escolas e a respetiva articulação com os Projetos Educativos. Trata-se de um mecanismo de reforço do crédito horário aos Clubes de Desporto Escolar que cumprem um conjunto de critérios de qualidade definidas.

Veja as fotos aqui.