Carlos Dias nomeado Presidente da Comissão Técnica de Voleibol, na ISF.

Carlos Dias nomeado Presidente da Comissão Técnica de Voleibol, na ISF.

Recentemente (setembro de 2022), Carlos Dias, elemento da estrutura do Desporto Escolar (coordenador local de Braga e coordenador nacional da modalidade de Voleibol), foi nomeado Presidente da Comissão Técnica (CT) na modalidade de Voleibol, na International School Sport Federations (ISF).

Esta nomeação é consequência de uma candidatura promovida pelo ME/DGE e pela Coordenação Nacional do Desporto Escolar, a qual foi alvo de um rigoroso processo de análise e de seleção, por parte da ISF e pela Comissão criada para o efeito, tendo o nome de Carlos Dias sido um dos que foi submetido à  Comissão Executiva da ISF que nomeia o Presidente da Comissão Técnica.

Após esta nomeação formal são designados, também através de candidatura dos diferentes países, os restantes membros da CT, entre os quais é eleito um vice-presidente, sendo que no caso da modalidade desportiva de Voleibol, esta comissão é composta por 8 a 10 elementos.

A Comissão Técnica é responsável pela certificação, controlo e avaliação de eventos desportivos escolares, que são organizados no âmbito da ISF, em que esteja envolvida a modalidade (voleibol). É ainda responsável por realizar visitas técnicas aos locais dos eventos e proceder à avaliação das condições técnicas das instalações, transportes, logística e materiais necessários. Numa fase posterior tem também a responsabilidade de assegurar a elaboração de regulamentos e de outros documentos normativos da modalidade (em parceria com a comissão científica da ISF), bem como, de enquadrar a organização dos sorteios e dos Quadros Competitivos propriamente ditos. Durante os eventos e provas desportivas, a comissão técnica verifica e controla a competição e o seu funcionamento e leva acabo a avaliação do evento, emitindo os respetivos relatórios técnicos. Atualmente existem duas competições mundiais, com participação do voleibol, a saber o ISF U18 World School Championship (evento só com voleibol) e o  ISF U15 World School Sport Games (evento multidesportos).

A nomeação de Carlos Dias para este importante cargo na ISF, acarreta grande responsabilidade e prestígio, exigindo para o efeito grande espírito de missão e elevada competência, sendo por este motivo, motivo de grande regozijo e orgulho para toda a estrutura do Desporto Escolar e para Portugal.