Está aqui

Dia Europeu do Desporto na Escola

Main menu

Dia Europeu do Desporto na Escola

DIA EUROPEU DO DESPORTO NA ESCOLA - 25 DE SETEMBRO

Dia Europeu do Desporto na Escola está integrado na Semana Europeia do Desporto, que se realiza na última semana de setembro. Esta iniciativa iniciou-se em 2015 e teve como objetivo promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, através da realização de um conjunto alargado de atividades dirigidas a toda a população, independentemente da idade ou do nível de preparação física.

Neste contexto, os alunos em idade escolar representam um segmento especialmente importante na promoção da atividade física e do desporto, tendo em conta que é nesta etapa da vida que as crianças e os jovens adquirem as bases da sua literacia motora e adotam hábitos de vida saudáveis. Por esta razão, a Semana Europeia do Desporto em Portugal tem um dia reservado exclusivamente para as Escolas, o Dia Europeu do Desporto na Escola, a exemplo do que acontece em 42 países.

Este ano, este dia irá ser celebrado no dia 25 de setembro.

O ano de 2020 é para todos, alunos, professores e famílias, um ano diferente, derivado das alterações ao nosso dia-a-dia e aos nossos hábitos de vida, decorrentes da pandemia Covid-19. Desta forma, a comemoração do Dia Europeu do Desporto na Escola é para todos uma oportunidade para fortalecer o estatuto da Educação Física e do desporto nas escolas e para promover a saúde e bem-estar junto dos mais jovens.

Por isso, faça com que a sua escola seja ativa (#BeActive) durante pelo menos 120 minutos! Correr, saltar, dançar, qualquer tipo de atividade física ou desportiva conta! Recorde-se que qualquer atividade deverá ser adaptada de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde (https://covid19.min-saude.pt/) em vigor à data.

Sendo a prioridade de todos a realização de atividades práticas, seguindo as normas e recomendações da Direção-Geral de Saúde, não havendo essa possibilidade, propõe-se o desenvolvimento de iniciativas online conjugadas com outras áreas educativas ou do envolvimento das famílias através do envio de desafios para casa.

Pretende-se que cada Escola tenha autonomia para construir o seu plano de atividades para este dia. Deve também divulgar amplamente o mesmo, dispondo para esse fim dos recursos gráficos disponíveis no site do evento (http://www.essd.eu/pt-pt/). Para além das escolas também se pretende envolver encarregados de educação e entidades da Educação e do Desporto, tais como Clubes, Coletividades, Federações Desportivas e Autarquias locais, cuja presença demonstre a importância do Desporto no Sistema Educativo.

Mais esclarecimentos podem ser obtidos através de diaeuropeu@dge.mec.pt

 

Dia Europeu do Desporto na Escola - Guia - pdf

Dia Europeu do Desporto na Escola - Orientações - pdf