Está aqui

Rugby

Main menu

Rugby

O Rugby apareceu pela primeira vez  no famoso Colégio da cidade inglesa de Rugby, na região de Warwickshire, em 1823, quando o jovem aluno de 16 anos William Webb Ellis, pegou na bola com as mãos e correu direito à baliza adversária, numa gritante expressão de desacordo com as já estipuladas regras do “Football Association”.

Os clubes ingleses criaram depois a RFU (Rugby Footbal Union), Federação Inglesa da modalidade, que se encontra filiada no IRB (International Rugby Board), Federação Mundial da modalidade que conta, atualmente, com mais de 100 federações de todo o mundo, entre as quais a de Portugal, Federação Europeia FIRA-AER, que foi seu membro fundador em 1934.

 

A primeira prova documental da realização de um jogo de Rugby, em Portugal, data de 11 de dezembro de 1903: um jogo entre oficiais de uma esquadra inglesa e o Lisbon Footbal Club. Os encontros continuaram a repetir-se na zona de Lisboa e também na região do Porto, mas apenas entre equipas constituídas exclusivamente por britânicos. Só em 1922 se verifica um facto que contribuirá decisivamente para a introdução do Rugby entre os portugueses, quando o Royal Football Club decidiu lançar um  novo desporto – o Rugby – sob proposta de alguns membros franceses.

 

Em 1926 cria-se a Associação Rugby de Lisboa, organizando as competições de âmbito nacional com as regiões de Coimbra e Porto, dando origem em 1957 à fundação da atual Federação Portuguesa de Rugby, FPR.

O desporto é caracterizado pelo intenso contacto físico, e a modalidade mais praticada é o rugby de quinze (composto por 15 atletas). Segue-se o Rugby League, com 13 atletas, e a variação olímpica consiste no rugby de sete.

Regulamento - em atualização