ISF reuniu em Roma

ISF reuniu em Roma

Realizou-se em Roma de 26 a 28 de março a conferência da Internacional School Sports Federation (ISF) Europa que reuniu representantes de agências e ministérios da Educação europeus, num total de mais de quinze, e não europeus, entre os quais as delegações da China, Qatar e Brasil.

A delegação portuguesa foi composta pelo Coordenador Nacional do Desporto Escolar, Rui de Carvalho e por João Pedro Graça, representante de Portugal junto da ISF.

Esta conferência teve como objetivo debater a criação de uma Organização Europeia dentro da ISF mas com autonomia estatutária, administrativa e fianceira. A Federação emergente visará a organização de eventos que promovam a Educação através do Desporto, em escalões etários inferiores aos atuais da ISF e em vertentes menos competitivas e com maior foco educativo.

Durante os trabalhos, a partir dos documentos preparatórios já analisados ​​nas reuniões anteriores de Edimburgo e Olbia, foi discutido o Estatuto da ISF Europa.

Todos os membros dos estados europeus que são atualmente membros da federação mundial ficarão automaticamente inscritos na nova federação europeia, que gozará de relativa autonomia em relação ao organismo internacional existente. A estrutura europeia será composta por uma Assembleia Geral, uma Comissão Regional, a Presidência e uma Secretaria.

O Ministério da Educação italiano propôs sedear o novo secretário da ISF Europa.