Direção-Geral da Educação e Federação Portuguesa de Ciclismo assinam protocolo de cooperação

O Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação (DGE), José Vítor Pedroso, e o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Delmino Pereira, assinaram um protocolo de cooperação institucional, na presença do senhor Ministro da Educação, Dr. Tiago Brandão Rodrigues, e do senhor Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. João Paulo Rebelo, esta segunda-feira, 3 de abril, pelas 10h30, na Escola Pedro de Santarém, do Agrupamento de Escolas de Benfica (Lisboa).

O acordo entre a DGE e a FPC visa a implementação do Programa Nacional Ciclismo para Todos nas escolas e o desenvolvimento da modalidade BTT-XCO no âmbito do Desporto Escolar. Uma parceria que pretende contribuir para a sustentabilidade ambiental e humanização das localidades, potenciando o uso da bicicleta em contexto escolar e fomentar padrões de mobilidade mais seguros e saudáveis. Pretende-se, ainda, promover a prática de ciclismo de forma abrangente, nos diferentes aspetos em que poderá contribuir positivamente para o desenvolvimento harmonioso das comunidades escolares e, em particular, dos alunos.

No âmbito da cooperação institucional entre a DGE (Desporto Escolar) e a FPC, serão criados e desenvolvidos conteúdos e recursos pedagógicos, que contribuam para sistematizar os métodos para “ensinar a pedalar”, numa primeira fase, e “ensinar a pedalar/circular na via pública”, numa segunda fase e em idades mais avançadas.

O protocolo prevê também a criação de Núcleos de Ciclismo para Todos nos agrupamentos escolares, estando já previstos nos de Alapraia, Alcochete, Benfica e D. António Ataíde (Castanheira do Ribatejo), nos quais já se desenvolveu trabalho nesta área.

O acordo vai ainda permitir a participação em corridas dos calendários nacionais e regionais da Federação Portuguesa de Ciclismo aos jovens praticantes de BTT-XCO no Desporto Escolar.

A assinatura do protocolo proporcionou uma manhã de festa velocipédica na Escola Pedro de Santarém. Entre as 10h00 e as 12h30, os alunos participaram em demonstrações e gincanas, entre as quais se incluem atividades com a unidade de multideficiência da Escola de 1.º Ciclo Arquiteto Ribeiro Telles.

Veja as fotos em: http://desportoescolar.dge.mec.pt/protocolo-dge-federacao-portuguesa-de-...