Está aqui

Canoagem

Main menu

Canoagem

Canoagem é um desporto náutico praticado com uma canoa ou um caiaque.

Os primeiros indícios de atividade canoística reportam-se aos egípcios e índios americanos. Por volta do ano 2000 a.c., as embarcações eram usadas principalmente para transporte, caça, pesca e atos de guerra tribais. Eram construídas com armações de madeira e ossos, e cobertas com peles de animais.

O nome kayak provém da designação atribuída pelos esquimós e significa "barco de homens", tendo sido trazido para a Europa pelos ingleses. Foi precisamente em Inglaterra, em 1840, que a Canoagem começou a ser vista como desporto com quadro competitivo regular, através do trabalho desenvolvido pelo padre escocês John Mac Gregor. Nos dias de hoje, tal como acontece com a maioria das modalidades, a Canoagem tem o seu ponto alto nos Jogos Olímpicos, sendo uma modalidade olímpica desde as olimpíadas de Berlim, no ano de 1936.

Em Portugal, começou a ser praticada antes de 1940, mas só em 1979 foi criada a Federação Portuguesa de Canoagem. Desde então, a modalidade tem vindo a prosperar e, mais recentemente, ocupa um lugar de destaque no panorama desportivo nacional. Atualmente, é uma das modalidades que mais medalhas conquista para Portugal, ao mais alto nível (Jogos Olímpicos, Mundiais e Europeus). Fernando Pimenta é o expoente máximo dos praticantes desta modalidade em Portugal. Já conquistou 106 medalhas em competições internacionais.

No âmbito do Desporto Escolar, a primeira competição de Canoagem realizou-se em Ponte de Lima, em 2004. No entanto, só em 2007 a Canoagem passou a integrar o quadro das modalidades com regulamento específico e calendário competitivo próprio. Inicialmente, apenas foram promovidas provas da especialidade de águas lisas. Atualmente, os quados competitivos integram as especialidades de Velocidade, Slalom e Resistência, estando ainda previstas as especialidades de Kayak Polo e, mais recentemente, de SUP (Stand Up Paddle).

 

 

Regulamento