Está aqui

Canoagem

Main menu

Canoagem

Começou a ser praticada antes de 1940 em Portugal, mas só em 1979 foi criada a Federação Portuguesa de Canoagem. Desde então que a modalidade tem vindo a crescer e tem tido lugar de destaque a nível nacional.

Os primeiros indícios de atividade canoística reportam-se aos egípcios e índios americanos. Por volta do ano 2000 a.C., as embarcações eram usadas principalmente para transporte, caça, pesca e atos de guerra tribais. Eram construídas com armações de madeira e ossos, e cobertas com peles de animais.

O nome kayak provém da designação atribuída pelos esquimós e significa "bote de homens", tendo sido trazido para a Europa pelos ingleses. Foi precisamente em Inglaterra, em 1840, que a Canoagem começou a ser vista como desporto com quadro competitivo regular através do trabalho desenvolvido pelo padre escocês John Mac Gregor. Nos dias de hoje, tal como acontece com a maioria das modalidades, a canoagem tem o seu ponto alto nos Jogos Olímpicos, em que participa desde 1936.

No Desporto Escolar, a primeira competição realizou-se em 2004, em Ponte de Lima. No entanto, só em 2007 a canoagem passou a integrar o quadro das modalidades com regulamento e calendário competitivo próprio. Inicialmente, apenas foram promovidas provas da especialidade de águas lisas. Aquando da aprovação do regulamento próprio, passaram ainda a estar previstas as especialidades de Slalom e de Kayak Polo.

 

 

Regulamento