Está aqui

Andebol

Main menu

Andebol

Andebol é uma modalidade criada em 1919, pelo alemão Karl Schelenz, e inspirada noutros desportos praticados desde fins do século XIX na Europa Setentrional e no Uruguai. O jogo começou por ser praticado na relva, num campo semelhante ao do futebol, com dimensões entre os 90 metros a 110 metros de comprimento, e entre 55 metros a 65 metros de largura. A área da baliza tinha um raio de 13 metros, com 7,32 metros de largura por 2,44 metros de altura, e o jogo era disputado por duas equipas, cada uma composta por 11 jogadores. Atualmente, a maioria dos jogadores pratica apenas o andebol de sete.

Em Portugal, o andebol de onze começou a ser praticado no Porto, em 1929, introduzido pelo desportista alemão Armando Tshopp. A Associação de Andebol de Lisboa nasceu em 1931, seguindo-se, um ano depois, a criação da Associação de Andebol do Porto.

A par da divulgação da modalidade em Portugal, dava-se início ao reconhecimento do Andebol por todo o mundo: o primeiro Campeonato Mundial realizou-se em 1938, com a vitória da Alemanha, mas só a partir de 1954 as competições internacionais de andebol de sete passaram a ser disputadas com regularidade.

O andebol de sete surgiu, em Portugal, no ano de 1949, através de outro alemão, Henrique Feist. A crescente popularidade do andebol de sete levou à gradual extinção do andebol de onze.

Regulamento

Boletim de jogo

Boletim de jogo